Pindamonhangaba recebe ‘Carreta da Mamografia’ a partir do dia 12

268

O estacionamento da Prefeitura recebe, a partir de terça-feira (12), o “Programa Mulheres de Peito”, com a carreta da mamografia. O atendimento ao público geral seguirá até o dia 27 de dezembro. Essa iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Governo do Estado de São Paulo.

Serão distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira, para atendimento no mesmo dia, das 9 às 18 horas e, aos sábados, 25 senhas, das 9 às 13 horas. Não haverá atendimento dias 23, 24 e 25 de dezembro, sendo que o atendimento no dia 26 se inicia às 14 horas, de 25 pacientes.

Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Acima de 50 anos, apenas RG e cartão SUS.

Os dias 28 e 29 de dezembro estão reservados para o atendimento das pacientes convocadas.

O “Mulheres de Peito” é um programa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e tem o objetivo de conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade de acesso, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.

A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença e multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da OMS são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pindamonhangaba