20 C
Pindamonhangaba, br
quinta-feira dia 21/02/2019

EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão

A Estrada de Ferro Campos do Jordão começou a funcionar por volta de 1915. Hoje, a viagem a Campos do Jordão dura cerca de 3 horas e atinge o ponto ferroviário mais alto do Brasil, 1.743m.

Central do Brasil

Inaugurada em 1877 como Estrada de Ferro SP – RJ, passou às mãos da Central do Brasil em 1890. Conta-se que o terreno em que está a estação e o prédio do Pujol abrigava o cemitério.

Prédio do Colégio Dr. Alfredo Pujol 

A construção deste prédio data de 1901. A fiscalização ficou a cargo de Euclides da Cunha. Ocupa uma área de 2000m². Hoje abriga a Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol.

Igreja São José

Teve sua construção iniciada em 1840 e foi concluída em 1848. Possui paredes de taipa de pilão. No local, foram sepultados 14 pindamonhan-gabenses que integravam a Guarda de Honra de Dom Pedro I.

Palacete Tiradentes (Câmara)

Construído em 1862. A fachada é semelhante a dos grandes casarões dos tempos do café, com paredes externas de taipa de pilão e as internas de pau-a-pique. Já foi cadeia, escola e atualmente abriga a câmara de vereadores.

Rio Paraíba

Maior rio do município. Formado pelos rios Paraitinga e Paraibuna SP, atravessa o Vale do Paraíba e o estado do RJ, até o Atlântico, totalizando curso de 800 km.

Palacete Visconde da Palmeira

Construído na década de 60 do século XIX, é a única reminiscência da nobreza rural cafeeira paulista. Abriga o museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, em restauro.

Palacete 10 de Julho (Prefeitura)

Teve sua construção iniciada em 1870 para ser a residência do Barão de Itapeva. As obras duraram 4 anos mas somente em 1876 o Palacete foi inaugurado. Com a construção da nova sede da Prefeitura, em 2007, será iniciada a sua restauração, baseada em projeto aprovado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Edificada em princípios do séc XVIII, foi inaugurada em 1707. Em 1953, sofreu uma reforma que reconstruiu toda a fachada. Estilo neoclássico, com formas equilibradas.