Comércio espera aumento de vendas para o carnaval

Comércio espera aumento de vendas para o carnaval

A festa de Momo está chegando e o comércio de Pindamonhangaba está otimista. Como a programação de carnaval na cidade, o comércio espera lucrar com a venda de adereços e fantasias. O ramo de hotéis,  restaurantes e bares também devem apresentar crescimento nas vendas em virtude dos dias de festa.

Para Angela Maria da Silva, proprietária da Angela Festas, todas as datas comemorativas são positivas e acabam impulsionando as vendas. “O aumento efetivo no faturamento sempre acontece mesmo nas vésperas, pois o consumidor faz as compras quase sempre de última hora”, explica.

A equipe da Angela Festas preparada para atender os foliões

A proprietária comenta que a procura maior é por adereços para decoração de salões e vitrines, além de adereços de uso pessoal. “Os foliões são mais preocupados com a aparência, procuram adereços para complementar suas fantasias e, para entrar no clima da festa os itens mais vendidos são as máscaras e os chapéus”, comenta.

A empresária acredita que 2020 será um ano de recuperação para a economia. “Nossa expectativa é que as vendas de carnaval desse ano ultrapassem as de 2019”, concluiu.

Para a Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba – ACIP, a expectativa é que a cidade esteja bastante movimentada e que tanto o comércio como o setor de serviços esteja aquecido nas vésperas e nos quatro dias de carnaval. “A programação que a Prefeitura preparou vai movimentar o centro da cidade e também o Distrito de Moreira César, dessa forma acreditamos que o resultado será bastante positivo para os empresários da cidade”, comenta Ana Cristina Pucci de Souza, presidente da ACIP.

Cuidados com a Saúde nos dias de festa

Douglas Oliveira, enfermeiro do Hospital 10 de julho/Unimed

E se existe preocupação com o visual. É preciso uma preocupação maior ainda com a saúde. A ACIP entrevistou Douglas Oliveira, enfermeiro do Hospital 10 de julho/Unimed,  que deu algumas dicas para os dias de folia. Importância da hidratação, excesso de bebida alcoólica, alimentação saudável, sono e sexo seguro. “É quase sempre assim: no carnaval, no embalo da folia, muita gente exagera no consumo de bebida alcoólica, bebe pouca água, não se alimenta direito, não descansa o suficiente e, principalmente, está mais afeita a novos relacionamentos. Importante se divertir com consciência, usar preservativo, não exagerar no consumo de bebida alcoólica. As brincadeiras de carnaval fazem parte de nossa cultura e esta tradição deve ser festejada com responsabilidade”, comentou o enfermeiro. Veja algumas dicas:

1 – Importância da hidratação nos dias de folia – a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Uma boa dica é andar sempre com a garrafinha de água e o ideal é beber uma garrafa de 500ml de água por hora. Evite refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de hidratação.

2 – Evite o consumo exagerado de bebida alcoólica – Alterne o consumo de bebida alcoólica com a ingestão de água. Beba água, sucos naturais e água de côco.

3 – Alimente-se bem – Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata e frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa, não se esquecendo de consumir verduras e legumes, evitando frituras e alimentos ricos em gordura.

4 – Descanse – O sono é uma atividade reparadora. Brinque o carnaval, mas, é fundamental descansar, o sono recarrega as energias para o próximo dia de folia.

5 – Cuide-se! Curta  a festa de Momo com consciência. O índice de contágio de doenças sexualmente transmissíveis (Aids, Sífilis, HPV) ,  tendem a crescer durante o carnaval. Previna-se!

 Polícia Militar reforça segurança para os festejos

De acordo com a capitã Lucimeire Gerônimo, comandante da Polícia Militar de Pindamonhangaba informou que a diversas estratégias foram traçadas para garantir a segurança dos foliões que estiverem na cidade durante o carnaval. “Estaremos com um grande efetivo para garantir a  integridade física dos foliões durante os blocos e também dentro e fora do Parque da Cidade”, explica. Ela ressalta que haverá policiamento tanto na Praça do Quartel e ao longo do trajeto em que os blocos irão percorrer. “Vamos contar com os policiais da força tática e policiais a pé, em todos os locais de aglomeração”, comenta. A comandante ressalta a importância também com a segurança das crianças. “É importante que os pais tenham bastante atenção com os pequenos. Eles devem estar sempre junto dos pais e de preferência que os pais identifiquem seus filhos com pulseiras, contendo nome, endereço, telefone”.  A capitã destaca também o trabalho que será feito para inibir a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, além da fiscalização de trânsito. “Em relação a venda de bebida alcoólica para menores, pedimos que os estabelecimentos respeitem a legislação, pois a Polícia estará fiscalizando e aplicando a punição para que infringir a lei. Faremos ainda ações especiais para coibir o consumo de bebida alcoólica ao volante, evitando acidentes e garantindo que todos tenham um carnaval tranquilo”, concluiu.

Prefeitura divulga programação de carnaval

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai realizar uma extensa programação na cidade. Os festejos começam neste fim-de-semana com o já tradicional “Festival de Marchinhas”, na Praça do Quartel e segue com o pré-carnaval, em Pinda e, em Moreira César.

Segundo o assessor de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, a Prefeitura está preparada para a realização da festa. “Desde  dezembro, estamos preparando com carinho os eventos que serão realizados durante o carnaval. Começamos com o Festival de Marchinhas e o pré- carnaval e ainda trazemos de volta esse ano o bloco do Barbosa”, comentou. Ele afirmou ainda que a Secretaria de Administração, por meio do setor de Posturas,  fará a fiscalização de bares e restaurantes, para coibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e também com a Secretaria de Saúde. “Vamos ter um posto de atendimento em todos os locais em que acontecerão os eventos, com ambulâncias da cidade e contratadas, que prestarão os primeiros atendimentos para os foliões que se excederem na diversão”, destaca.

O assessor destaca ainda que serão realizados eventos em toda a cidade e também no Distrito de Moreira César. “É importante que os foliões confiram a programação e se preparem chegando cedo e, principalmente, não façam uso de garrafas de vidro nos locais de festa, que estarão proibidas para garantir uma festa segura”, conclui. Confira a programação:

Carnaval Solidário Pinda 2020:

Festival de Marchinhas

Local: Praça do Quartel, às 19h

Data: 13/02 (ensaio)

Data: 14 e 15/02 (seletivas com 10 grupos cada dia)

Data: 16/02 (final com 10 selecionadas)

Pré-carnaval em Pinda

Data: 15/02 – Sábado

15h – Estrela Esporte Clube/Socó da Madrugada

Local: Campo do Estrela – Rua Alexandre Muassab, 343 – Bosque

Pré- Carnaval em Moreira César

Data: 15/02 (sábado)

16h – Bloco do Barbosa

Saída – Av. José Adhemar César Ribeiro

Chegada – Praça  Vale das Acácias

18h – Dj Vinícius

20h – Grupo Sambatuque

Data: 16/02 (domingo)

16h – Bloco Juca Teles e Banda Estrambelhados

Saída – Av. José Adhemar César Ribeiro

Chegada – Praça Vale das Acácias

18h – Dj Vinícius

20h – Banda Folia

Carnaval Pindamonhangaba

Data: 19/2 (quarta-feira)

19h – Bloco da Ferroviária

Saída e Chegada: Associação Atlética Ferroviária

Data: 20/02 (quinta-feira)

18h – Carnarobô

Local: Rua Bicudo Leme, 840, Boa Vista

Data: 21 a 23/02

19h às 22h – Projeto Música na Praça

Banda Palco Show

Local: Praça da Bíblia

Data: 21/02 (sexta-feira)

14h – CARNAPAE de Rua

Local: Sede da Apae Pindamonhangaba

22h – Socó da Madrugada

Saída e Chegada – Praça Barão do Rio Branco (próximo à Igreja São José)

Data: 22/02 (sábado)

10h – Bloco das Dondocas

Saída e Chegada: Av. Cel Fernando Prestes

16h – Bloco Juca Teles e Banda Estrambelhados

Saída: Praça do Quartel – Chegada: próximo ao Parque da Cidade

16h às 22h : Matinoite (Grupo Clave de Sol e Dj Marcelo Rato)

Local: Praça do Quartel

18h – Dj Yago

22h – Grupo Sambatuque

Local: Parque da Cidade

Data: 23/02 (domingo)

10h às 15h – Bloco  “Os Crides”

Local: Bosque da Princesa

16h às 22h : Matinoite (Banda Vale Som e DJ Marcelo Rato)

Local: Praça do Quartel

18h: DJ Célio

20h: Grupo Sambatuque

Local: Parque da Cidade

17h às 19h: Carnavilla 2020 com Grupo Nota Samba

Local: Ginásio Pai João – Vila São Benedito

16h às 17h: Bloco Nego Loko- Saída: CE Araretama

17h às 18h: Bloco Jeca Tatu, Cotia Não!

18h às 19h: Cia Colhendo Sorrisos

19h às 20h: Bloco Chique Chitas

20h às 21h: Bloco Trava Língua

Local: Praça do Quartel

Data: 24/02 (segunda-feira)

16h: Bloco Pé na Cova

Saída: Praça do Quartel – Chegada: próximo ao Parque da Cidade

16h às 22h: Matinoite (Grupo Clave de Sol)

Local: Praça do Quartel

18h: DJ Célio / 20h: Grupo Sambatuque

Local: Parque da Cidade

Data: 25/02 (terça-feira)

16h: Bloco o Barbosa/16h30: Bloco Jequinha

Saída: Praça do Quartel – Chegada: próximo ao Parque da Cidade

16h às 22h: Matinoite (Banda Vale Som)

18h: DJ Yago/  20h: Grupo Sambatuque

Local: Parque da Cidade

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Oficina da Comunicação/ Maura Lídia do Vale

(12) 99773-0118

agenciaoficinadacomunicacao@gmail.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco