Demanda por Crédito do Consumidor cresce 7,2% no trimestre

Demanda por Crédito do Consumidor cresce 7,2% no trimestre

A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 7,2% no primeiro trimestre contra o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Considerando dados dessazonalizados, o indicador evoluiu 0,7% em março. No acumulado em 12 meses, o indicador cresceu 3,3%.
Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou aumento de 9,9% no trimestre. O segmento Não Financeiro teve alta de 5,4% na mesma base de comparação.

A trajetória do acumulado em doze meses mostra que a demanda por crédito não tem apresentado sinais de aceleração no seu ritmo de recuperação, refletindo o insuficiente crescimento da economia e mercado de trabalho fragilizado. Entende-se que um crescimento mais robusto do indicador ao longo do ano dependerá da melhora na renda, das condições de crédito e diminuição da desocupação.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco