Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

No próximo dia 8 de março comemoramos o “Dia Internacional da Mulher”. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data é comemorada dede o início do século XX.  Longe de ser uma data somente para homenagear a mulher, a data lembra momentos da história em que as mulheres  lutaram por seus direitos enquanto cidadãs e por melhores condições de trabalho. Do ponto de vista político, no Brasil a mulher só teve direito a voto, em 1932, após muita luta. Estamos no século XXI e muito ainda precisa ser feito pela igualdade de direitos.

Apesar de ainda não ter uma posição de igualdade, as mulheres atuam em diversos cargos  de gerencia, diretoria e presidência. A exemplo da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba – ACIP, que tem como presidente e vice, duas mulheres empresárias, Ana Cristina Pucci de Souza e Acília Aparecida César Lourenço.

Muito se fala sobre o fato das mulheres realizarem mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mas, para o escritor Christian Barbosa, especialista em produtividade, só um computador é multitarefa. “As mulheres têm mais facilidade em lidar com mais responsabilidades do que os homens, mas, isso não é ser multitarefa”, afirma.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, diz que apenas 2,5% das pessoas têm, de fato, a capacidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo.  Pensando dessa forma  todas as mulheres que conhecemos devem fazer parte desse seleto grupo dos 2,5% de pessoas que conseguem.  A mulher consegue ser mãe, esposa, filha, avó, trabalhar fora, organizar a casa, a vida escolar dos filhos, a agenda da família, enfim…Tudo isso ao mesmo tempo.

Sabemos que há muito ainda a ser discutido,  questões que afetam, inclusive, a segurança das mulheres, como o feminicídio, que tem crescido muito no Brasil e no mundo. Mas, preferimos somente lembrar da data e fazer uma homenagem a todas as mulheres que batalham todos os dias por um lugar ao Sol. A ACIP parabeniza a todas as mulheres pelo dia 8 de março.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco