#DicasACIP – 5 dicas para prevenir o câncer de ama

#DicasACIP – 5 dicas para prevenir o câncer de ama

Estamos no mês da prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, e nós da ACIP preparamos 5 dicas para prevenir a doença:

1. Faça o autoexame, mas também faça a mamografia regularmente ⚠️
Pesquisas apontam que a maioria dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias pacientes, por isso o autoexame por meio do toque nas mamas é muito importante para notar qualquer alteração, mas não confie apenas no autoexame pois muitas vezes o tumor não consegue ser percebido apenas através do toque. O recomendado é fazer um acompanhamento regularmente com um especialista, pois ele irá te avaliar clinicamente e fazer as prescrições de acordo com o seu perfil e necessidades.

2. Pratique atividades físicas 🏃‍♀️
Mulheres com excesso de gordura abdominal apresentaram 74% mais chance de ter câncer de mama, apontam pesquisas. A prática de atividade física pode diminuir 13 do desenvolvimento do câncer, por isso é importante no mínimo a prática de 30 minutos de exercício pelo menos três vezes na semana, ou de acordo com suas necessidades. Antes de começar os exercícios, procure um profissional para te orientar.

3. Controle a sua alimentação 🥦
Ter uma vida saudável previne não só o câncer de mama, mas também outras doenças. Evite alimentos industrializados, enlatados e conservados, opte por frutas, verduras, legumes, e principalmente alimentos de origem vegetal que ajudam na prevenção ao câncer de mama.

4. Evite o consumo de cigarros e álcool 🚫
Além de ser mais uma prática para uma vida saudável, o consumo de cigarros e álcool deve ser reduzido para prevenir o câncer de mama. Segundo pesquisas o consumo de álcool causa entre 2% e 4% das mortes por câncer, e pode aumentar se o uso for combinado com o cigarro.

5. Amamente pelo máximo de tempo possível 👶
As mães que amamentam seus bebês por no mínimo um ano reduzem o risco de desenvolver o câncer de mama futuramente. Esse dado tem relação com os ciclos menstruais, quanto menos ciclos maior será a proteção contra o câncer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco