Estudo aponta Pinda como quarta melhor cidade para investimento industrial

Estudo aponta Pinda como quarta melhor cidade para investimento industrial

Um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, sobre desenvolvimento das cidades brasileiras apontou Pindamonhangaba como a quarta melhor cidade do Brasil para investimento industrial. O estudo apontou também as condições favoráveis para investimentos em outros cinco setores da economia.

Setor Industrial

O levantamento é realizado anualmente com todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, através de um ranking de pontuação. Dentre 326 municípios brasileiros, Pindamonhangaba foi classificada na quarta colocação, a frente de grandes cidades indústrias do Vale do Paraíba (como Taubaté e São José dos Campos) e do Estado, ficando atrás apenas de Camaçari (BA), Jacareí (SP) e Cubatão (SP).

Denominado “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, o estudo contou com o mapeamento e análise de diversos indicadores, tais como: geração de empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, estabelecimentos industriais, renda do trabalhador na indústria, exportação, distância de aeroporto e porto, rodovias federais, entre outros.

1º           Camaçari BA      6.558

2º           Jacareí SP            6.300

3º           Cubatão SP         6.287

4º           Pindamonhangaba SP    6.259

31º         Taubaté SP         5.939

43º         São José dos Campos SP               5.861

Setor Comercial

No levantamento referente ao setor comercial, Pindamonhangaba também apareceu no ranking dos 100 melhores municípios. Das 326 cidades analisadas, Pindamonhangaba ficou na 53ª posição, mostrando o grande crescimento do seu comércio registrado nos últimos anos. Da região metropolitana do Vale do Paraíba, além de Pinda, apenas São José e Jacareí aparecem no ranking. Taubaté não pontuou entre as 100 melhores cidades brasileiras.

1º           Barueri SP           6.218

2º           Hortolândia SP  5.785

3º           Macaé RJ             5.724

32º         São José dos Campos SP               5.135

53º         Pindamonhangaba SP    5.044

69º         Jacareí  4.997

Em 2020, considerando os impactos do coronavírus (COVID-19), bem como a intenção de manter o estudo atual e renovado, a Urban Systems alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios.

O estudo contemplou também indicadores relativo ao macro cenário do município (gestão fiscal, empregabilidade) e também relativos ao impacto da COVID-19 na saúde (infectados, mortalidade e letalidade da doença) e na economia (saldo de empregos em 2020) de cada cidade.

Para o prefeito Dr. Isael Domingues, o levantamento aponta que o município vislumbra horizontes promissores “O cenário está favorável e a nossa gestão está comprometida em trabalhar com mais vigor para atrair novos investimentos tanto para o setor industrial quanto comercial. Em janeiro de 2021 já temos vários projetos para colocar em prática e assim gerar mais emprego e renda para nossa cidade”, afirmou Dr. Isael.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Staut Neto, Pindamonhangaba tem hoje 11 novos investimentos já fechados que estão aptos para serem encaminhados à Câmara de Vereadores, com previsão de geração de 800 novos empregos diretos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Pindamonhangaba

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco