Feriados em 2020 podem ser excelente oportunidade para turismo e comércio local

Feriados em 2020 podem ser excelente oportunidade para turismo e comércio local

Aparentemente, mais feriados podem significar perdas para o comércio, mas, com um olhar mais otimista, a quantidade de feriados em 2020 pode ser uma excelente oportunidade para o turismo e o comércio local. No total serão 10 feriados nacionais, sendo que 10 deles poderão ser emendados com os finais de semana e não constam na lista, os feriados estaduais e municipais.

Em Pindamonhangaba, além dos feriados nacionais, temos um feriado a mais em abril, na sequência da Semana Santa, na segunda-feira, dia 13 de abril (São Benedito) , o aniversário da cidade (10 de julho), que é ponto facultativo,  cai na sexta-feira e terá emenda na quinta-feira, dia 9, feriado no Estado de São Paulo; e ainda, dia 8 de setembro, terça-feira (Nossa Senhora do Bom Sucesso), emendando com 7 de setembro.

Será que esse efeito calendário terá influência na atividade econômica? Para a Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, vai depender da postura dos comerciantes, que poderão aproveitar os feriados, abrindo os estabelecimentos  e oferecendo promoções aos consumidores.

A cidade vem ao longo dos anos, fortalecendo o turismo rural, feito não apenas por visitantes como pelos próprios moradores. Grupos se reúnem para correr ou pedalar nos feriados e depois se encontram na zona rural da cidade para um café da manhã. Outros aproveitam a folga, para fazer compras, pois, muitas pessoas trabalham o dia todo e não têm tempo para visitar o comércio local. Essa, sem dúvida, é uma oportunidade, para que as lojas recebam os consumidores. “Sabemos que a tendência é que as pessoas saiam pra viajar nos feriados, mas, muitas ainda permanecem na cidade, valendo a pena abrir a lojas nos feriados”, explica a vice-presidente da ACIP, Ana Cristina Pucci de Souza.

Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a economia brasileira poderá crescer 2,25% no ano que vem. O BC revisou a própria previsão de crescimento de 2020 de 1,8% para 2,2%.  De acordo com o Ministério do Turismo, no ano passado, feriados prolongados resultaram em 13,9 milhões de viagens domésticas, injeção de R$ 28,84 bilhões na economia.

Para os comerciantes de Pinda, a vice-presidente dá uma dica importante: trabalhar com o sistema de banco de horas. “ Existe um acordo que o Sindicato faz com os comerciantes, em que o comerciante paga uma taxa anual e trabalha com banco de horas durante os feriados, facilitando a abertura dos estabelecimentos sem a necessidade de pagar hora-extra”,  conclui.

Importante destacar que a criatividade e o empreendedorismo são importantes para enfrentar essa nova realidade – aproveitar os feriados como forma de trazer os clientes para a loja e conquistar novos clientes.

Feriados 2020

10/4 – sexta-feira da Paixão

21/04 – Tiradentes

01/05 – Dia do Trabalho

11/06 – Corpus Christi

09/07 – Revolução Constitucionalista

07/09 – Independência do Brasil

12/10 – Nossa Senhora Aparecida

02/11  – Finados

15/11 – Proclamação da República

25/12 – Natal

Feriados em Pinda

13/04 – São Benedito

10/07 – Ponto facultativo

08/09  – Nossa Senhora do Bom Sucesso

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco