Novembro Azul divulga prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul  divulga prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em Pindamonhangaba a Campanha teve início no último sábado, dia 2 de novembro, com um evento de conscientização na Praça Monsenhor Marcondes.

Em pleno século XXI ainda existe muito tabu acerca do exame preventivo  e nem todos os homens estão dispostos a procurarem a prevenção da doença, que segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são os maiores de 50 anos e, aqueles que já possuem parentes com câncer na família.

De acordo com o INCA, em 2017, 15.391 homens morreram em decorrência da doença, isso porque muitos casos são diagnosticados tardiamente, por isso a campanha de conscientização é tão importante. Informações do INCA dão conta que em 2018, foram registrado cerca de 68 mil novos casos da doença no país.

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Os especialistas recomendam: manter uma alimentação saudável e equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco