Outubro Rosa divulga a prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa divulga a prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é reservado à comemoração do Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, que foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Segundo informações da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) , o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal,  é o que mais acomete as mulheres em 154 países dos 185 analisados. Este tipo de câncer é o quinto que mais mata no mundo. Por isso o autoexame é tão importante e as visitas regulares ao médico também.

Especialistas afirmam que é muito importante a realização dos exames de mamografia e do “Papanicolau”, anualmente. Algumas atividades também podem diminuir o risco da doença. São elas:  praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, não fumar, ter o peso corporal adequado, não ingerir bebidas alcoólicas e  evitar o uso de hormônios sintéticos em altas doses.

Pindamonhangaba realiza atividades para comemorar Outubro Rosa

Além do “Treinão Rosa”, que acontece no dia 27 de outubro, às 9h, no Parque da Cidade. A Prefeitura de Pindamonhangaba realiza outros eventos para comemorar o “Outubro Rosa”. No dia 5 de outubro, a Prefeitura realiza uma caminhada no Parque da Cidade e no dia 20, na Cidade Nova. Os eventos continuam nos dias 27, no Parque da Cidade e dia 29, na Vila dos Afetos, em Moreira César.

O “Treinão Rosa” é uma realização do GAPC (Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, e apoiado pela Prefeitura de Pindamonhangaba.

Com lema solidário “Você e mais um amigo tiram uma pessoa da fila do SUS”, o “Treinão Rosa” é uma corrida que visa conscientizar sobre a prevenção do câncer de colo de útero e de mama. O evento acontece no dia 27 de outubro, às 9 horas, no Parque da Cidade. De acordo com informações dos organizadores, no último ano, foram arrecadados aproximadamente 12 mil reais, e foi possível realizar 210 exames. Os participantes do “Treinão Rosa” poderão escolher duas modalidades: caminhada de um quilômetro, corrida de 5 ou 10 quilômetros.

As inscrições terão o valor R$ 30 e garantem camiseta e medalha pós-treino. Elas podem ser feitas com a Turma da Corrida (99151-3483), RK Runners (99186-6398), Sou + Turma da Corrida (98190-0506), Espaço FIT (98255-3051), Daniela (99189-3491) ou no Fundo Social de Solidariedade (3643-2223 ou rua Deputado Claro César, 53, centro) ou ainda no GAPC (3613- 4901 ou na rua Doutor Souza Alves, 369 – centro de Taubaté).A retirada do kit pode ser feita no dia 26 de outubro, das 10 às 20 horas, no Shopping Pátio Pinda ou no dia da corrida, 27 de outubro, no Parque da Cidade das 7h30 às 9 horas. Para mobilizar ainda mais a solidariedade o GAPC deixa aberto o convite para a doação de fraldas geriátricas para aqueles que desejarem, a doação poderá ser feita no momento de entrega dos kits.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco